Tecnologia e Internet

Como a Inteligência Artificial está transformando a forma de vestir

(Laura Mattos, criadora do Zelia.app)

Em um mundo onde a primeira impressão é crucial, saber como se vestir para ocasiões especiais é mais importante do que nunca. Estudos mostram que uma pessoa leva, em média, apenas sete segundos para formar uma opinião sobre outra com base na sua aparência. Com a correria do dia a dia e a infinidade de opções disponíveis, escolher a roupa perfeita pode ser uma tarefa desafiadora. É nesse contexto que a inteligência artificial (IA) está emergindo como uma aliada poderosa, facilitando o processo de decisão e garantindo que todos estejam sempre bem-vestidos para qualquer ocasião.

A inteligência artificial tem se destacado em diversas áreas, e a moda não é exceção. Aplicativos como o Zelia.app, criado por Laura Mattos, são exemplos notáveis de como a tecnologia pode ser usada para unir moda e IA, auxiliando as pessoas na escolha de suas roupas. O Zelia.app utiliza algoritmos avançados que se conectam diretamente às redes sociais do usuário, analisando fotos e dados para sugerir combinações de peças que sejam adequadas para diferentes eventos e ocasiões, sem a necessidade de upload manual das fotos.

“A tecnologia está revolucionando a forma como nos vestimos. Com a ajuda da IA, podemos personalizar a moda de uma maneira que nunca foi possível antes,” afirma Laura Mattos, idealizadora do Zelia.app. “Nosso objetivo é facilitar a vida das pessoas, ajudando-as a se sentirem confiantes e bem-vestidas, independentemente da ocasião. A integração com redes sociais torna o processo ainda mais ágil e personalizado.”

A Ciência por Trás da Primeira Impressão

A importância da aparência na formação de opiniões rápidas está bem documentada. Um estudo conduzido pela Universidade de Princeton revelou que leva apenas um décimo de segundo para formarmos uma impressão sobre alguém baseado em sua aparência facial. Esse tempo pode ser ligeiramente maior quando consideramos a roupa e o estilo geral, mas ainda assim, é um processo extremamente rápido.

A consultora de imagem e estilo, Babi Rosa, comenta: “A imagem que projetamos é uma poderosa forma de comunicação não-verbal. Em poucos segundos, as pessoas ao nosso redor criam uma percepção sobre quem somos, nossas competências e nosso status social. Estar bem-vestido para a ocasião certa pode abrir portas e criar oportunidades.”

O mercado de moda global está cada vez mais integrado com a tecnologia. De acordo com a pesquisa da McKinsey, o setor de moda digital deverá crescer a uma taxa de 20% ao ano até 2025. Além disso, uma pesquisa da PwC indica que 52% dos consumidores globais já utilizam algum tipo de tecnologia para melhorar sua experiência de compra, incluindo aplicativos de moda assistidos por IA.

Como Funciona o Zelia.app

A inteligência artificial é o coração do Zelia. Através de algoritmos sofisticados, a plataforma aprende as preferências dos usuários e oferece sugestões de peças personalizadas. “Com o investimento em pesquisa e desenvolvimento, procuramos aprimorar constantemente a tecnologia  do aplicativo para oferecer uma experiência cada vez mais personalizada.” explica Laura

“Através do seu guarda-roupa digital, você descobre novas combinações, organiza suas peças e ainda contribui para um consumo mais consciente.” conclui a empresária.

Moda Sustentável e Personalizada

A indústria da moda enfrenta desafios crescentes relacionados à sustentabilidade e à personalização. O Zelia.app surge como uma solução inovadora, utilizando a inteligência artificial para conectar consumidores a marcas que compartilham seus valores, promovendo um consumo mais consciente e experiências de compra personalizada.

Conclusão:

O Zelia.app representa uma nova era na indústria da moda, combinando tecnologia, sustentabilidade e personalização. Ao conectar consumidores e marcas de forma inteligente, a plataforma contribui para um futuro mais sustentável e personalizado na moda. Com a contínua evolução da inteligência artificial e o crescente interesse dos consumidores por marcas éticas, o Zelia tem o potencial de transformar a forma como compramos e consumimos moda.