3 Dicas do que você deve fazer ao viajar para fora do Brasil pela primeira vez

Você já sonhou em conhecer outro país? Gostaria de conhecer um novo continente, como África, Europa ou Ásia e conhecer novas culturas? Se você ainda não saiu do Brasil, essa pode ser a chance de começar uma nova vida como mochileiro!

Viajar é sempre uma ótima ideia e uma excelente maneira de você sair da sua zona de conforto e explorar o desconhecido. Porém, pode ser um pouco assustador, especialmente para quem nunca viajou para fora do Brasil.

Se você já viajou para o Brasil, sabe como é gostoso conhecer novos lugares. Mas quando se trata da primeira viagem ao exterior, é normal que algumas pessoas se sintam acuadas por causa de barreiras como cultura diferente, outro idioma e sensação de estar perdido em um local desconhecido.

Mas depois da sua primeira viagem internacional, você verá como é fácil lidar com esse choque cultural. Confira nossas dicas a seguir!

1- Esteja com o passaporte e certifique-se da necessidade de um visto

Provavelmente você já sabe disso, mas é sempre bom lembrar que é importante estar com o passaporte e o visto em mãos, caso seja necessário. O processo de solicitação de um passaporte pode demorar um pouco, por isso, não deixe para a última hora. Antes de você viajar, é importante fazer um checklist para conferir se você já tem toda a documentação necessária.

Ao reservar hotéis e voos internacionais, é preciso ter o número do passaporte em mãos. Por isso, assim que ele for entregue, faça a digitalização do mesmo e guarde o número em caso de necessidade.

Às vezes, quando você faz o check-in em um hotel, pode ser que o estabelecimento fique com o seu documento durante a estadia para garantir que você pagará pelo período em que ficou hospedado (e até para evitar roubo).

Já o visto é o documento que permite a você entrar no país onde ele é exigido (por exemplo, nos EUA é impossível entrar sem um visto). Se você pretende fazer uma viagem para os EUA, saiba como solicitar o seu visto clicando aqui.

2- Faça uma pesquisa sobre o país e suas tradições

Antes de viajar para outro país pela primeira vez, é importante pesquisar sobre o destino. Você pode descobrir sobre os hábitos locais e a cultura em vídeos no YouTube e blogs de viajantes. Tente sempre ser o mais receptivo possível ao conhecer um novo país e uma nova cultura.

Ao fazer suas pesquisas, tente descobrir também quais são as opções para trocar seu dinheiro, as normas e tradições locais. Tente aprender também um pouco sobre os principais hábitos e idioma local. É sempre legal saber dizer o básico como “por favor”, “com licença”, “obrigado”, “olá”, “tchau”, etc.

Graças à tecnologia, apps como o Google Tradutor podem ajudar você, mas ter essas frases na ponta da língua demonstra respeito também. Verifique ainda se existe a necessidade de avisar o seu banco sobre a sua viagem. Assim, ao fazer uma compra no exterior, você não receberá uma notificação de compra suspeita, correndo o risco de ter o seu cartão bloqueado.

3- Saiba como lidar em situações adversas

Outro objetivo importante de fazer uma pesquisa antes de ir ao destino é saber lidar com decepções. Pois sim, elas existem, e precisamos ser realistas. Nenhum país é perfeito. Você saberia lidar bem com trânsito caótico, lixo nas ruas, pobreza, poluição ou mesmo as barreiras impostas por outro idioma?

Além disso, é importante que você esteja a par da sua segurança ao viajar para outros países. Embora os brasileiros tenham a sensação de que países europeus e os Estados Unidos são seguros, a realidade não é bem essa. Fique atento aos batedores de carteira, que são muito comuns em centros turísticos movimentados.

Outra dica é manter a sua mala sempre junto a você enquanto estiver viajando (ou sua mochila). Cuidado para não andar com roupas muito extravagantes e nem muito dinheiro em espécie. Se for possível, deixe os seus pertences mais valiosos em um cofre no hotel e saia para a rua apenas com o básico em mãos.

Não caminhe pelas ruas de outros países que teoricamente são mais seguros como se você estivesse andando dentro da sua própria casa. Assim você poderá evitar algumas decepções e até mesmo furtos.

Caminhar em um lugar onde você não está familiarizado, além da barreira do idioma, pode colocar você em uma situação desagradável. O famoso “lugar errado na hora errada”. Mantenha sempre seu itinerário em mãos, com informações sobre pontos turísticos, hotéis e voo, de modo a evitar que você seja vítima de algum golpe.

Gostou das nossas dicas? Aproveite para compartilhar este conteúdo em suas redes sociais e com os seus amigos que também nunca viajaram para outro país. Essas informações podem ajudar outras pessoas a se protegerem durante uma viagem!