Blog

Aprenda como evitar plágio em seu trabalho

Você é um redator iniciante que está tentando melhorar seus artigos para não cometer nenhum índice de plágio? Ou um redator experiente querendo escrever artigos únicos? Saiba que há maneiras de elaborar artigos para que nenhum tenha plágio.

Entregar artigos sem índice de plágio para os clientes é muito importante para qualquer redator, já que isso atesta que você fez um trabalho de qualidade, único e exclusivo.

Atualmente, otimizar os artigos com SEO também é fundamental. Isso porque os artigos são escritos para serem ranqueados em boas posições para o Google. Em resumo, quando os potenciais clientes fizerem uma busca no Google por termos iguais ou semelhantes ao que você utilizou em seu artigo otimizado com SEO, há mais chances de o artigo ser um resultado do Google.

Dessa maneira, através do Google, mais visitantes entrarão no site. Tais visitantes podem virar clientes, apenas por confiar no conteúdo escrito. Por isso, se um site postar um conteúdo plagiado, ele pode ser penalizado pelo Google e não aparecer mais nos resultados de buscas. Por esse motivo é tão importante entregar aos clientes conteúdos escritos únicos e exclusivos, livres de plágio.

Existem algumas práticas que você pode adotar para não entregar nenhum conteúdo plagiado para seus clientes. Confira as dicas abaixo:

1.  Estruture bem o seu artigo

O primeiro passo para escrever um artigo é pesquisar sobre o tema, para você ter referências ao escrever um artigo único. Você pode pesquisar em outros artigos bem ranqueados do Google, e-books, vídeos, pesquisas, trabalhos acadêmicos e até livros.

Depois, é hora de estruturar seu artigo. Isso significa definir bem o tema e quais subtítulos você usará. O importante é não copiar nenhum subtítulo com as mesmas palavras de um material já publicado nem copiar trechos também.

Caso seu intuito seja fazer um artigo de qualidade, você precisa estruturar o artigo conforme as temáticas mais procuradas no Google do segmento. Por exemplo, seu cliente pode ter uma loja de roupas vintage virtual. Faça uma pesquisa no próprio Google sobre as pesquisas mais realizadas sobre roupas vintage ou assuntos similares.

Os seus subtítulos precisam responder às questões realizadas pelos potenciais clientes da loja virtual de seu cliente. Dessa forma, você poderá usar palavras-chave como “roupas vintage baratas online” ou “roupas vintage loja”. Há outras plataformas gratuitas em que você pode pesquisar os termos mais buscados para qualquer segmento, como o Ubersuggest ou o Google Ads.

Depois de estruturar seu artigo, é hora de escrevê-lo com suas próprias palavras, sem copiar nada de outro material publicado.

2.  Passe seu artigo por uma ferramenta de detecção de plágio

Depois de escrever totalmente um artigo, é hora de passá-lo por uma ferramenta de detecção de plágio, como o Plagium, CopyScape ou CopySpider.

Nada de esperar um feedback negativo do seu cliente alegando que você entregou um artigo plagiado. Isso só afetará sua reputação como um redator de credibilidade. Além disso, a responsabilidade por entregar um conteúdo único é totalmente sua.

Portanto, verifique todos os seus artigos em uma ferramenta de detecção de plágio. Caso o relatório acuse algum índice de plágio muito alto, geralmente acima de 3%, não será possível utilizar o artigo da forma que você o escreveu. No entanto, ainda há uma maneira de salvar seu artigo, para transformá-lo em um conteúdo único.

3.  Use uma ferramenta para reescrever artigos

A melhor forma de transformar seu artigo em um conteúdo escrito único é reescrevê-lo, mudando palavras por sinônimos e até trocando parágrafos de lugar. Com um programa para mudar as palavras do texto, o Reescrever.app, é exatamente o que você irá conseguir.

Esse programa é dotado de inteligência artificial, para transformar seus artigos que podem conter índice de plágio em um artigo totalmente original. Ele troca sentenças de lugar, para deixar o artigo mais coeso, além de mudar palavras para algum sinônimo.

Existe a versão paga e a versão gratuita. Caso você necessite reescrever muitos artigos, o ideal é pagar pela versão paga. No entanto, você pode utilizar a ferramenta gratuitamente.

Basta recortar trechos supostamente plagiados e colar na ferramenta. Depois de apertar um botão, o texto será reescrito pela inteligência artificial. Em seguida, basta recortar e colar no documento do artigo e realizar alguns ajustes necessários manualmente.

Camaratuba

Portal Camaratuba com seriedade e responsabilidade trazendo as melhores notícias e conteúdos da internet. Seja bem vindo e tenha a certeza de estar consumindo a melhor editoria online na internet.

Deixe um comentário