Edição de Video – Uma nova forma de entretenimento
Recentemente acompanhamos o crescimento das novas redes sociais, em especial a evolução da edição de vídeo. O TikTok, Instagram e Kwai, fazem cada vez mais sucesso com conteúdos criados por anônimos.
Sem falar no YouTube que hoje em dia já é o segundo maior site de buscas do mundo só perdendo para o Google. Tudo isso apenas contando com a câmera de um celular, boa vontade e o conhecimento de todos.
Hoje com um celular popular (mais em conta) já possui capacidade de filmar tão bem quanto uma câmera top de linha dos anos 2000. E se pensarmos nas diversas formas de editar e recuperar uma foto qualquer celular pode ser capaz de criar muito com pouco.
E esse poder de criação vêm revolucionando a indústria do entretenimento, tirando o poder da TV e passando para outras mídias. E mais que isso, dando oportunidade para quem talvez não tivesse chance em outros lugares.
TikTok, Instagram e Kwai aliados da edição de vídeo
Se engana quem pensa que essas são apenas redes sociais de dancinhas, essas plataformas são ótimos editores de vídeo.
Existem pessoas que se apropriaram dos inúmeros recursos dentro das plataformas de vídeos curtos, seja para fotos ou para vídeos.
Inclusive algumas utilizam esses aplicativos para editar seus vídeos ou fotos, afinal eles oferecem de graça quase tudo o que o Photoshop entregava com planos absurdamente caros.
Na verdade nem tão de graça assim, afinal os conteúdos (vídeos e fotos), com eles criados saem com a marca d’água com símbolo de onde foram feitos (Exceto no Instagram).
Esses aplicativos oferecem: Filtros, recuperação de imagens, inserção de músicas, colagens, montagens, tudo o que antes era feito em horas na frente de um computador, hoje em dia pode ser criado em um minuto na ponta dos dedos.
Ou seja, mesmo quem não deseja criar pode usufruir de todos os recursos oferecidos por esses apps.
Talvez para um criador de um conteúdo mais denso eles sejam pouco, mas para aqueles que estão começando isso é uma boa porta da frente.
Existem também empresas ou profissionais especialistas em edição de vídeo, que focam apenas a atender o publico que quer publicar vídeos animados ou produções em seus canais sociais.
YouTube uma concorrência certeira e desleal
Uma comparação entre o YouTube contra a televisão pode ser desleal, isso porque a cada dia surgem diversos novos canais. E canais antigos começam a ter mais relevância e crescerem dentro da plataforma.
Ou seja, isso quer dizer que todos os dias novos criadores oferecem mais e mais conteúdo para concorrer contra os grandes canais de TV, ampliando a oferta, e causando uma dor de cabeça.
Isso porque na internet se faz TV, mas na TV não se faz conteúdo para internet!
No YouTube você pode tanto ver pessoas criando conteúdo que tenha relação com a TV como programas jornalísticos e de entretenimento, como programas totalmente diferente do que se é apresentado na Televisão.
Apresentadores gritando, falando palavrão, ou agindo de uma forma natural, de um jeito que nunca seria apresentado em um programa da TV.
Isso talvez tenha sido o pulo do gato do YouTube, “Gente como a gente”, afinal todo mundo gosta de se identificar com quem apresenta seu programa.
E até mais que isso, a facilidade de poder estar dentro da telinha, faz com que as pessoas aceitem ainda mais aquele conteúdo.
E o principal, o YouTube responde uma pergunta de uma forma bem divertida e prende o espectador.
Afinal quem nunca entrou buscando uma receita de bolo e acabou assistindo um programa de fofoca de famosos. Isso acontece porque ele foi feito para reter você por mais tempo dentro dele.
Esse é o diferencial do YouTube, ele oferece espaço a quem não tem e não busca fazer o público se adaptar a ele, ele se adapta ao público, e ainda pode tornar sua experiência mais prazerosa.
Assim, ele foi criado para ser para as pessoas o que elas não tinham no passado.