Tecnologia e Internet

Evento sobre machine learning na ciência de materiais recebe inscrições até dia 31/7

Um dos primeiros do país a abordar o tema, objetivo é consolidar o uso intensivo de dados para o estudo e descoberta de novos materiais no Brasil

A Ilum, escola superior de ciência do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), recebe até o próximo dia 31 de julho inscrições para um dos primeiros eventos do país sobre o uso de machine learning em pesquisas científicas para a descoberta de novos materiais. Entre as diversas aplicações do aprendizado de máquinas que serão abordadas pelos especialistas, estão materiais quânticos, vidros, ligas de alta entropia, descritores para moléculas, nanotecnologia, materiais para energia e bidimensionais.

Os dois primeiros dias de seminários são voltados à comunidade científica, com a participação de pesquisadores do Brasil e internacionais, e o terceiro será dedicado a tutoriais de nível de graduação. O evento Machine Learning for Materials está marcado para os dias 5 a 7 de setembro. A participação é gratuita e o evento será realizado de forma híbrida, com 80 vagas para acompanhar presencialmente, na sede da Ilum, e também com a oportunidade de assistir remotamente, online.

O uso de machine learning neste tipo de pesquisa tem trazido resultados promissores. Recentemente, um estudo realizado por cientistas do CNPEM identificou 17 materiais com potencial para o desenvolvimento de nanodispositivos eletrônicos, trazendo avanços importantes para o seu uso em um cenário tecnológico em que os equipamentos se tornam cada vez menores.

“É uma ferramenta poderosa para a descoberta e design de novos materiais, com grande impacto no conhecimento científico e tecnológico. O uso de estratégias baseadas em dados na ciência de materiais ainda é muito recente, mas já demonstrou a sua capacidade de solucionar grandes desafios. Cada vez mais, as técnicas de machine learning serão utilizadas e farão parte do cotidiano das novas gerações de pesquisadores, trazendo economia de recursos financeiros, humanos e de tempo entre o início da pesquisa e seus resultados”, afirma o físico Adalberto Fazzio, diretor da Ilum e um dos autores da pesquisa.

Além de trazer as mais recentes novidades e estudos na área, o evento tem como objetivo consolidar o aprendizado de máquina para materiais no Brasil, aproximando a comunidade local e criando um ambiente para possíveis colaborações interdisciplinares.

Serviço

Machine Learning School for Materials

Data do evento: 5 a 7 de setembro de 2022

Inscrições: até 31 de julho de 2022, online e gratuitamente

Participação: presencial na sede da Ilum  (máximo de 80) e remotamente para os demais participantes

Mais informações: pages.cnpem.br/MLSchool

Sobre a Ilum Escola de Ciência

Com proposta inovadora para a formação de futuros cientistas, a Ilum Escola de Ciência é uma iniciativa do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), Organização Social sob supervisão do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI). Sem fins lucrativos e gratuita para os alunos, conta com financiamento do Ministério da Educação (MEC) e foi inaugurada em 2021, com início da primeira turma em 2022. A Ilum oferece o curso superior em Ciência, Tecnologia e Inovação, nível bacharelado, com três anos de duração, em período integral. Nota máxima pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), o curso proporciona uma sólida base científica, de forma multidisciplinar e interdisciplinar, e imersões desde o primeiro semestre no CNPEM. A grade curricular abrange disciplinas nas áreas de ciências da vida, ciências da matéria, linguagens matemáticas e humanidades, para uma formação integral de seus alunos, baseada na ética e na cooperação na busca por respostas e soluções às questões globais do mundo moderno.

Sobre o CNPEM

Ambiente sofisticado e efervescente de pesquisa e desenvolvimento, único no Brasil e presente em poucos centros científicos do mundo, o Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM) é uma organização privada sem fins lucrativos, sob a supervisão do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI). O Centro opera quatro Laboratórios Nacionais e é o berço do projeto mais complexo da ciência brasileira – Sirius – uma das fontes de luz síncrotron mais avançadas do mundo. O CNPEM reúne equipes multitemáticas altamente especializadas, infraestruturas laboratoriais globalmente competitivas e abertas à comunidade científica, linhas estratégicas de investigação, projetos inovadores em parceria com o setor produtivo e formação de investigadores e estudantes. O Centro é um ambiente impulsionado pela pesquisa de soluções com impacto nas áreas de Agricultura, Saúde, Energia, Ambiente, Novos Materiais, entre outras. A partir de 2022, com o apoio do Ministério da Educação (MEC), o CNPEM expandiu suas atividades com a abertura da Ilum Escola de Ciência. O curso superior interdisciplinar em Ciência, Tecnologia e Inovação adota propostas inovadoras com o objetivo de oferecer formação de excelência, gratuita, em período integral e com imersão nos ambientes de pesquisa do CNPEM.

Camaratuba

Portal Camaratuba com seriedade e responsabilidade trazendo as melhores notícias e conteúdos da internet. Seja bem vindo e tenha a certeza de estar consumindo a melhor editoria online na internet.

Deixe um comentário