CotidianoTecnologia e Internet

10 itens essenciais para ter uma casa conectada

Uma casa conectada oferece muito mais do que um simples lar. Afinal, em um cenário onde a tecnologia avança a cada dia, a integração dos dispositivos e sistemas domésticos através da Internet das Coisas tornou-se uma realidade fascinante.

Além disso, a experiência também muda a forma como interagimos com o ambiente residencial. Nesse conteúdo, exploraremos as funcionalidades e benefícios dessa nova era e iremos mostrar os 10 itens essenciais para quem quer ter uma casa inteligente e funcional. Confira conosco e boa leitura!

Afinal, o que é casa conectada?

Imagine controlar a iluminação, temperatura, segurança e até mesmo eletrodomésticos com apenas um toque no smartphone ou comando de voz. Pois saiba que ter uma casa inteligente é buscar maior praticidade, conforto e eficiência energética.

Dessa forma, podemos dizer que uma casa conectada é aquela que utiliza tecnologia avançada para automatizar, controlar e otimizar vários aspectos do dia a dia. Ou seja, é um conceito que visa integrar dispositivos eletrônicos, sistemas de controle e conectividade para criar um ambiente residencial interconectado e automatizado.

Relação entre casa conectada e Internet das Coisas

A Internet das Coisas (IoT – Internet of Things, em inglês) é uma rede de dispositivos físicos, veículos, eletrodomésticos e outros objetos incorporados com sensores, software e conectividade para coletar e trocar dados pela internet. Em outras palavras, esses dispositivos estão conectados e são capazes de se comunicar uns com os outros, permitindo a coleta e o compartilhamento de informações.

No contexto de uma casa conectada, a IoT possibilita que os dispositivos domésticos se conectem à internet e interajam entre si, permitindo que sejam controlados remotamente e automatizados.

Sendo assim, quando combinamos a ideia de uma casa inteligente com a Internet das Coisas, temos um ambiente que permite que os moradores controlem e gerenciem sua casa de forma conveniente, eficiente e personalizada.

10 Itens que toda casa conectada deve ter

A escolha dos itens de uma casa conectada sempre irá depender do espaço, funcionalidade e necessidade dos moradores das residências. Porém, de forma ampla, as principais casas inteligentes possuem os acessórios ou dispositivos que relacionamos a seguir.

Claro! Vamos detalhar melhor cada item:

1. Assistente de voz

Os assistentes de voz, como o Amazon Echo com Alexa ou o Google Home com o Google Assistente, são dispositivos inteligentes que permitem controlar vários elementos da casa apenas com comandos de voz. Isso porque eles podem executar tarefas como acender luzes, reproduzir música, fornecer informações e até mesmo realizar compras online. Dessa forma, são os primeiros itens de compra para uma casa conectada.

2. Fechaduras inteligentes em casa conectada

 As fechaduras inteligentes substituem as fechaduras convencionais e oferecem recursos de segurança aprimorados. Dessa forma, elas usam um aplicativo em seu smartphone, além de permitir acesso temporário para convidados através do uso de códigos exclusivos. Ou seja, trazem maior segurança para o lar.

3. Termostato inteligente:

Um termostato inteligente, como o Nest Learning Thermostat, permite controlar a temperatura da casa através de um aplicativo. Além disso, esses termostatos aprendem suas preferências e padrões de uso ao longo do tempo;

Sendo assim, há um ajuste automático de temperatura para otimizar o conforto e economizar energia.

4. Lâmpadas smart

As lâmpadas inteligentes são aquelas que possuem controle remoto por aplicativo ou assistente de voz. Dessa forma, é possível acessar recursos como ajuste da intensidade da luz, mudança de cores e programação de horários para ligar e desligar.

5. Câmeras de segurança em uma casa conectada

Câmeras de segurança inteligentes, como as da Ring ou Arlo, permitem monitorar sua casa remotamente por meio de um aplicativo. Ou seja, elas utilizam da IoT para oferecer recursos como detecção de movimento, gravação em nuvem, alertas em tempo real e comunicação bidirecional para interagir com as pessoas.

São ideais para acompanhar tudo que acontece em um determinado espaço, ou mesmo vigiar crianças ou pets durante a ausência dos pais.

6. Sistema de som multi room

Um sistema de som multi room permite conectar alto-falantes em diferentes cômodos da casa e reproduzir música sincronizada em todos eles. É possível controlar a reprodução através de um aplicativo ou assistente de voz.

7. Aspirador robô

Um aspirador robô é um dispositivo autônomo que limpa automaticamente o chão enquanto você está ausente. Isso porque eles possuem sensores para evitar obstáculos e retornam à base para recarregar e facilita o serviço de todo proprietário de uma casa.

8. Estação de carregamento sem fio

Uma estação de carregamento sem fio permite carregar dispositivos compatíveis com a tecnologia de carregamento por indução, simplesmente colocando-os sobre a base. Dessa forma, elimina a necessidade de fios e facilita o carregamento.

9. Cortinas ou persianas automatizadas

Uma casa conectada pode ter cortinas ou persianas automatizadas. Com elas, é possível o controle remoto através de um aplicativo ou de uma programação para abrir e fechar automaticamente em horários específicos. Em resumo, você terá maior conveniência, privacidade e controle da entrada de luz natural.

10. Sensores de movimento e detecção de vazamento

Por fim, os sensores de movimento são dispositivos que acionam a iluminação automaticamente quando detectam movimento em determinadas áreas da casa conectada. Por sua vez, os sensores de detecção de vazamento de água podem ajudar a prevenir danos causados por vazamentos indesejados, emitindo alertas caso ocorra algum problema.

Conclusão

Esses são apenas exemplos de itens que podem ser encontrados em uma casa conectada, mas o mercado está em constante evolução. Dessa forma, atente-se sempre de conferir as novidades no segmento e escolher conforme às necessidades e preferências de cada pessoa.

Camaratuba

Portal Camaratuba com seriedade e responsabilidade trazendo as melhores notícias e conteúdos da internet. Seja bem vindo e tenha a certeza de estar consumindo a melhor editoria online na internet.