Turismo sustentável: Por que ele é tão importante?
Cada vez mais o respeito à natureza e ao ecossistema entram em voga nas pautas sociais e também nas cooperativas, dando destaque a uma grande vertente: o turismo sustentável. Empresas, indústrias e setores do mercado debatem sempre as melhores maneiras para implementar práticas mais sustentáveis.
Entre os setores que mais falam deste segmento e um dos que mais impactam e são impactados pela sustentabilidade é o turismo. Qual a relação dos dois e quais as melhores formas de empregá-los juntos?
É justamente sobre isso que vamos falar hoje, assim como também daremos dicas para que você, enquanto viajante, também faça escolhas sustentáveis nas suas próximas viagens. Boa leitura!
O que é o turismo sustentável?
Quando pensamos em sustentabilidade, sempre pensamos em respeito à natureza e ações ecologicamente corretas, certo? Sim, mas não é só isso. Sustentabilidade também diz respeito à cultura local de uma região, e o respeito com as pessoas, seus hábitos e sua relação com o espaço geográfico.
Por isso, quando falamos em turismo sustentável, falamos sobre os impactos não só ambientais, mas também sociais e econômicos que a prática turística exerce.
Na prática turística mais massificada, por exemplo, a dinâmica dos destinos, sua oferta culinária e horários comerciais seguem as demandas do turista, e não as necessidades dos locais.
Já no turismo sustentável, é o turista que se adapta ao local, consome produtos típicos da região vindos de fornecedores locais e opta por uma hospedagem que faz a gestão adequada dos resíduos e emprega as pessoas daquela mesma região, de uma forma que atende as demandas da comunidade.
Não só o turismo deve respeitar esses aspectos, como também deve contribuir com a regeneração e preservação dos ambientes naturais e culturais em que está envolvida.
De acordo com a Organização Mundial do Turismo, o setor tem potencial para contribuir direta ou indiretamente com todos os objetivos da Agenda 2030, que é uma série de metas e propostas da ONU com a finalidade de melhorar a sustentabilidade e qualidade de vida de toda a humanidade. Entre os focos, visa-se acabar com a pobreza e a violência, e garantir o direito de paz e prosperidade para todos.
Segundo a OMT, o turismo impacta mais fortemente nos Objetivos 8, 12 e 14 da agenda (que é composta por 17 Objetivos), que se trata, respectivamente, ao crescimento econômico inclusivo e sustentável, consumo e produção sustentáveis e o uso sustentável de recursos naturais.
Como o turismo impacta a natureza?
Estima-se que 8% das emissões globais de gases do efeito estufa partam do setor de viagens e transportes, e metade desse valor são de viagens turísticas.
A brusca queda no número de viagens em 2020 devido à pandemia de coronavírus fez com que as emissões de carbono vindo de aviões diminuíssem em torno de 50%, enquanto a emissão de gases de efeito estufa caiu 7%.
Dessa forma, nota-se os efeitos socioambientais que o setor turístico tem sobre nós, por isso, cada vez mais fala-se da necessidade de frear um pouco o setor e tomar diferentes rumos nele.
Entre as alternativas, o turismo sustentável cresce cada vez mais. Mas como é possível empregá-la nas empresas e quais atitudes os viajantes podem tomar a respeito delas? É o que finalmente iremos abordar agora
Como aplicar o turismo sustentável
A resposta para esse método muda muito no decorrer do papel do indivíduo na área. Para o viajante, a melhor maneira de praticar o turismo sustentável é por meio da pesquisa.
Com todo o conhecimento adquirido, você consegue fazer melhores escolhas. Dessa forma, o turista pode escolher se hospedar em um lugar mais respeitoso com o meio ambiente, de preferência alguma pousada ou um pequeno hotel, e que empregue pessoas locais, assim, seu dinheiro ajuda a movimentar a vida na região.
Dois ramos do turismo que vão de encontro com esses ideais são o turismo de experiência e o turismo de base comunitária, também conhecido como TBC.
O primeiro método diz respeito a um turismo mais autêntico e que fuja do binômio contemplação + descanso, visando proporcionar experiências novas e singulares, seja ao viver algo inusitado, provando pratos inventivos ou se hospedando de forma alternativa.
Quem escolhe vivenciar o turismo de experiência procura um verdadeiro aprofundamento não só na cultura local, mas também uma forma de ampliar seus horizontes e crescer como pessoa.
Essa procura por descobrir mais do que o destino tem a oferecer casa perfeitamente com a proposta de turismo sustentável, pois ele promove esse maior contato com a cultura local da região, o que promove ainda mais o respeito com a comunidade local.
Já o segundo método, chamado de TBC, a base da comunidade é o que vai atrair o turista e definir o que será ofertado a ele. Dessa maneira, a alimentação é provinda de tudo o que é plantado e colhido pelos locais, assim como hospedagem e demais serviços são todos feitos e administrados pela comunidade.
Esse tipo é uma alternativa do turismo tradicional que atende às necessidades de conservação dos modos de vida tradicionais e da biodiversidade de pequenas comunidades, além de estimular o desenvolvimento econômico local.
Enquanto empreendimento turístico, cabe aos sócios procurarem fornecedores locais e também empregarem mão de obra da região, e estimulá-la a participar ativamente das atividades que podem ser realizadas em respeito à cultura e natureza do ambiente.
São nessas pequenas atitudes que o significado de turismo sustentável é empregado de forma mais ampla e abrangente, e assim, você verá que não é tão difícil assim ser um fiel praticante do turismo sustentável!
Conte com a Vital Card
Como você pode perceber, entre os principais preparativos para viajar, um seguro-viagem é imprescindível, pois ele cobre possíveis despesas médicas que podem acontecer durante as viagens.
Acesse o site e confira os planos de seguro-viagem da Vital Card!