Tecnologia e Internet

Onde usar o Arduino Uno R3? Entenda para que serve o componente

‌O Arduino R3 é uma das placas mais vendidas e utilizadas no Brasil e no mundo. Essa é a versão ideal para iniciantes na plataforma, pois oferece fácil programação e ótimo custo benefício, além de sua elevada funcionalidades para projetos eletrônicos. 

Para programar em Arduino é preciso adquirir uma placa, para passar o programa feito no computador. Com isso, pode-se transmitir todos os comandos para o componente. Vamos compreender melhor sobre esse dispositivo adiante. 

O que é um Arduino Uno R3?

O Uno R3 é um modelo de placa usada em projetos Arduino – que por sua vez é uma plataforma para desenvolver projetos eletrônicos, é uma plataforma de prototipagem eletrônica, formada por hardware e software. Desse modo, é possível construir diversos projetos tecnológicos. 

Essa placa geralmente é a primeira aquisição de iniciantes na área, isso é devido ao seu baixo custo e a quantidade de funcionalidades (números de portas, alimentação via USB, etc.).

Para que serve?

O Uno R3 serve para aprendizado de quem está começando a criar projetos eletrônicos, além disso, é usado em diversos outros projetos robóticos, até para sistemas um pouco mais complexos. 

O Arduino permite desenvolver diversos projetos, como fazer conexão entre acessórios (display, módulos de relés, etc), automatizar escritórios, criar jogos ou brinquedos robóticos, entre diversos outros sistemas. 

Quais as principais características do Arduino Uno?

O Arduino Uno é composto pelo processador ATMega328, operando a 16MHz, com 32k de memória de programa, o dispositivo conta com 14 pinos digitais, 6 entradas analógicas e barramentos de alimentação 5V e 3,3V.

Possui conector USB para fazer a alimentação da placa, com o programa criado no computador via IDE. Além disso, pode ser conectado facilmente a diferentes módulos, como sensores de incêndio e obstáculos, GPS, etc. 

Onde pode ser utilizado?

O modelo Uno R3 é muito usado em projetos na área de elétrica, eletrônica, robótica, automação, desenvolvimento de protótipos e criação de diversos projetos nessas áreas citadas. 

Alguns exemplos de projetos que podem ser desenvolvidos com o Arduino Uno R3 são: Controle de acesso de entrada e saída de pessoas, controle de lâmpada, controle de volume de som, entre diversos outros tipos de projetos.

Como programar o Arduino Uno R3?

As placas Arduino utilizam a linguagem de programação C/C++. É necessário usar no computador alguma IDE (interface de desenvolvimento) para criar o código para ser transferido para a placa. 

Após criar e compilar o código, o mesmo deve ser transmitido para o Uno R3. Assim, a placa pode ser acoplada nos sensores onde serão realizados os projetos. Não é preciso conhecimentos avançados em programação, o conhecimento básico permite desenvolver projetos iniciais. 

Por que utilizar Arduino Uno R3?

As razões para usar o Uno R3 são: apresenta um baixo custo de prototipagem, programas de simulação gratuitos para download, vários tutoriais e projetos prontos disponíveis na Internet, baixo custo no mercado. 

Além disso, apresenta fácil programação, não exigindo conhecimentos avançados na linguagem C/C++. Essas razões explicam o porquê esse modelo de placa é o mais usado para programação em Arduino. 

Onde encontrar Arduino Uno R3? (Falar da Eletrogate)

Essa placa pode ser encontrada no site da Eletrogate, especializada em produtos eletrônicos e robóticos, onde é possível achar esse e diversos outros modelos de Arduino. É válido ler as especificações técnicas de cada modelo para identificar qual atende a sua finalidade. 

Além disso, é possível adquirir kits, que vem com outros acessórios além da placa, permitindo que o usuário tenha em mãos tudo aquilo que é necessário para fazer programas com o Arduino. 

A Eletrogate dispõe de vários kits e modelos de placas Arduino. A loja é referência nesse segmento, e pode ajudar você em seus projetos – oferecendo diversas opções para várias possibilidades de desenvolvimento. 

Camaratuba

Portal Camaratuba com seriedade e responsabilidade trazendo as melhores notícias e conteúdos da internet. Seja bem vindo e tenha a certeza de estar consumindo a melhor editoria online na internet.