Primeiros socorros, o que são, técnicas e procedimentos?
Os primeiros socorros são uma intervenção que deve ser realizada imediatamente após um acidente ou doença súbita para evitar que o problema se agrave até que os serviços de enfermagem qualificados cheguem ao local. Essas intervenções são importantes, pois podem prevenir complicações e até prevenir a morte da vítima.
Sempre antes de qualquer procedimento de primeiros socorros, os socorristas devem ter em mente as seguintes necessidades:
• Mantenha a calma;
• Afaste os curiosos;
• Ligue para a emergência.
Para você saber como socorrer alguém, você deve fazer um Curso de Primeiros Socorros com o objetivo de saber agir nessas situações.
Vamos lá?
O que são Primeiros Socorros
Podemos definir que os primeiros socorros são uma técnica básica e inicial de atendimento para com as vítimas. Nos primeiros socorros o socorrista deve minimizar os sintomas e imobilizar a vítima com o objetivo de manter a integridade física da pessoa.
As técnicas vão desde os procedimentos de atendimento padrão até os protocolos internacionais, devendo sempre ter uma higiene e segurança para com as vítimas.
Na internet podem ser encontrados folhetos, sites e Cursos Para Horas Complementares que podem orientar todos os interessados sobre o assunto.
Quais as limitações dos Primeiros Socorros
Tão importante quanto ser ágil dentro do resgates é saber quais são os seus limites. Como o nome sugere, são apenas primeiros socorros. Depois de um certo ponto, apenas profissionais de saúde podem realizar o resgate ou tratamento.
Sempre antes mesmo de iniciar os serviços de emergência, é aconselhável ligar para o SAMU ou para o Corpo de Bombeiros.
Noções de Primeiros Socorros
Para poder ajudar vítimas de doença súbita, você precisa manter a calma e seguir procedimentos rapidamente, como:
Primeiro, certifique-se de que a vítima pode falar e permanecer sã, mas não a force a falar demais.
Evite afastar as pessoas para evitar agravar a condição da pessoa ferida. Verifique a respiração e o pulso. Mantenha a curiosidade longe.
Procedimentos
Procedimentos de Primeiros Socorros para Parada Cardíaca
A parada cardiorrespiratória (PCR) é caracterizada por uma perda súbita da função cardíaca. Muitas vezes, as vítimas experimentam fortes dores em seus órgãos e podem perder a consciência e a respiração.
Podemos destacar que a massagem cardíaca é um procedimento que é indicado para vítimas de parada cardíaca. É encontrado quando uma pessoa se sente mal, fica irritada e tem dores no peito e depois perde a consciência.
Se isso acontecer, você deve procurar ajuda e iniciar a técnica. Coloque as mãos no peito da vítima, na área entre os mamilos. Com os braços estendidos, a pressão deve ser repetida repetidamente em intervalos curtos até a chegada da ambulância.
Este procedimento é melhor acompanhado com a respiração boca-a-boca, com a finalidade de reanimar a vítima. Se você estiver ajudando duas pessoas, as instruções são para fazer uma expiração a cada cinco cliques, ou duas expirações a cada dez cliques, se você estiver sozinho.
Procedimento para socorrer vítimas de Paradas Respiratórias
Você deve deitar a vítima no chão, com a barriga para cima. Inclinando a cabeça para trás, e sempre mantendo o queixo erguido.
Use o seu dedo indicador e o polegar para fechar o nariz da vítima. Sempre mantenha a boca da vítima aberta e coloque seus lábios em contato com os delas. Dê duas baforadas para obter ar em seus pulmões.
Se o programa for realizado com massagem cardíaca, a cada 10 pressões torácicas, dê dois golpes.
Procedimento para socorrer vítimas de queimadura
Para os primeiros socorros em casos de queimaduras, é preciso identificar a extensão do dano causado, analisar rapidamente a ferida e classificá-la como de primeiro, segundo ou terceiro grau.
O primeiro passo é sempre retirar a vítima do calor. Você deve levar ela para um espaço seguro, deverá analisar a ferida de acordo com a extensão da queimadura. Se estiver entre o primeiro e o segundo nível, recomenda-se aplicar uma compressa quente com soro fisiológico para diminuir a temperatura local, tomando cuidado para não perfurar as bolhas que aparecem.
Procedimento para socorrer vítimas de desmaio
Os procedimentos de primeiros socorros para desmaio são mais práticos e fáceis de realizar porque o risco de lesão física significativa é relativamente baixo. Porém, um dos erros que são muito cometidos por pessoas que ajudam as vítimas é tentar descobrir o que está causando o desmaio, procurando maneiras de reverter as coisas a partir da fonte.
Além de prolongar o sofrimento dos feridos, a prática poderá colocar em risco a saúde da vítima.
Veja algumas atitudes recomendadas para essa situação:
• Coloque a vítima de lado;
• Afrouxe as roupas, tire as gravatas, cintos e sapatos para tentar ajudar na circulação sanguínea;
• Circulação de ar;
• Eleve a parte inferior do corpo com um travesseiro;
• Controle os batimentos cardíacos.
Procedimento para socorrer vítimas de engasgo
Outra condição muito comum é a asfixia. Acontece em qualquer faixa etária e pode representar sérios riscos à nossa saúde, como dificuldades respiratórias e até morte por asfixia. Uma das melhores maneiras de prestar primeiros socorros para engasgos é realizar a manobra de Heimlich.
Atualmente, além de abordar situações específicas como engasgos infantis, existem aulas que tem o objetivo de ensinar as pessoas a praticar o movimento de forma adequada. Para realizá-lo, você deve estar atrás da vítima com os braços sobre o abdômen da vítima.
Uma mão precisa ser fechada sobre a fossa gástrica, enquanto a outra mantém a pressão na mesma área. Portanto, o movimento de compressão precisa ser feito em duas direções: para dentro e para cima, sempre buscando ajudar a vítima a liberar os objetos ou alimentos que estejam bloqueando a entrada de ar.