Esporte e Lazer

A história do futebol feminino

Você está interessado na história do futebol feminino? Quer saber mais sobre suas origens? Mais do que apenas um jogo, o futebol feminino passou por muitas provações e tribulações para se tornar o esporte que conhecemos hoje.

No restante deste artigo, você encontrará mais informações sobre as principais etapas de seu desenvolvimento.

A história do futebol feminino

As inglesas são pioneiras no futebol feminino

As primeiras partidas de futebol feminino foram disputadas na Inglaterra. Em 9 de maio de 1881, uma equipe inglesa e uma equipe escocesa se encontraram em Edimburgo.

Infelizmente para eles, o jornal que cobria o evento estava interessado apenas em suas roupas. Contentou-se em descrevê-los, deixando de lado o jogo dos jogadores.

Este foi o início do futebol feminino, que aos poucos atraiu mais pessoas. Mas o problema estava se formando para os jogadores.

Em Glasgow, uma semana após a primeira partida, mais de 5.000 espectadores correram para o campo antes do final da partida e insultaram os jogadores. Eles foram forçados a se esconder em um ônibus até a intervenção da polícia.

As mulheres inglesas também foram pioneiras na criação de clubes femininos. O British Ladies Football Club foi fundado em 1895 e abriu caminho para a democratização do esporte.

Durante a Primeira Guerra Mundial, as mulheres compensaram a ausência de soldados nas linhas de frente e os substituíram na indústria. Eles tinham mais responsabilidades e mais liberdade, o que lhes permitiu prosperar no futebol. Entre 1915 e 1918, mais de 150 equipes foram formadas e havia 750.000 membros.

A revolução do futebol feminino continuou na década de 1920. A equipe inglesa Dick Kerr Ladies tornou o esporte cada vez mais popular e contribuiu muito para sua popularidade mundial.

Futebol feminino na Europa

Em 1917, o futebol feminino atravessou o Canal da Mancha e chegou à França. O clube parisiense Fémina Sport organizou o primeiro de muitos jogos.

Entre 1918 e 1932, foram organizadas 14 edições e conquistados 11 títulos. Foi nesse período que o futebol feminino se espalhou pelo país.

Graças aos passeios e jogos de exibição, as equipas do Fémina tornaram-no acessível e criaram-se clubes por todo o lado. O primeiro campeonato em Paris foi organizado em 1922, com a participação de 18 equipes, e o evento foi um sucesso.

No entanto, o futebol feminino ainda estava sujeito a preconceitos. Tinha que atender a regras específicas que o diferenciavam do futebol masculino.

A duração das partidas é menor, as mulheres têm que jogar em campos menores e são obrigadas a usar protetores torácicos.

Após esta idade de ouro, o futebol feminino foi restringido no final da Primeira Guerra Mundial. Em 5 de dezembro de 1921, foi banido pela Football Association (FA) da Inglaterra. A Federação Francesa de Sociedades Esportivas Femininas (FSFSF) seguiu o exemplo e removeu o futebol da lista de atividades supervisionadas em 1932. O regime de Vichy até o proibiu em 1941.

Foi somente na década de 1970 que as federações inglesa, francesa, alemã, italiana e australiana voltaram a legitimar o futebol feminino. As principais instituições europeias e mundiais, como a UEFA e a FIFA, não introduziram competições femininas até 1991.

Anos 70: a virada que oficializou o futebol feminino

Foi a determinação do Stade de Reims que levou o futebol feminino a ser listado como esporte oficial na França pela Federação Francesa de Futebol em 29 de março de 1970.

Uma seleção nacional foi formada e, no ano seguinte, a seleção francesa jogou sua primeira partida. Naquele ano, 2.000 licenças de futebol feminino foram registradas.

Em 1971, a Inglaterra deu o seu contributo ao levantar a proibição de os clubes masculinos ingleses emprestarem os seus campos a mulheres, para que as federações europeias pudessem voltar a reconhecer o futebol feminino.

A história do futebol feminino desde 1990

O futebol feminino vem se democratizando desde a década de 1990 e quase atingiu o mesmo patamar do futebol masculino. A União Europeia das Associações de Futebol concedeu-lhe o direito de:

  • Copa do Mundo
  • Eurocopa 
  • Olimpíadas
  • Troféu das campeãs femininas.

O futebol feminino ganhou visibilidade graças a esses torneios. Graças à FIFA, em 1991 foi realizada a primeira Copa do Mundo Feminina na China e em 2019 a primeira Copa do Mundo na França.

Esta competição representa mais de um milhão de espectadores e mais de um bilhão de espectadores, para não mencionar os milhões de euros que foram usados ​​para financiá-lo e promovê-lo.

Veja as melhores camisas de futebol na VG Sports.

Camaratuba

Portal Camaratuba com seriedade e responsabilidade trazendo as melhores notícias e conteúdos da internet. Seja bem vindo e tenha a certeza de estar consumindo a melhor editoria online na internet.

Deixe um comentário