Cotidiano

Características de um bom atendimento ao cliente

O atendimento ao cliente é um fator diferenciador entre as empresas, devendo abranger antes, durante e após o contato com os clientes.

Esse processo envolve várias etapas e fatores, mas não significa apenas responder às dúvidas dos usuários, mas também ajudá-los mesmo que o cliente ainda não tenha pedido nossa ajuda.

Devido à importância e repercussão em uma empresa que o atendimento ao cliente pode ter, é necessário que ele tenha ou tenha determinadas características para que possa ser considerado um atendimento de qualidade. A seguir, veremos quais são essas características.

Atenção amigável e personalizada

A primeira característica essencial que todo bom atendimento ao cliente deve ter é que toda interação que você tem com nossa empresa deve ser amigável e cortês.

O tom de comunicação utilizado com os usuários deve ser sempre amigável, para que o cliente se sinta confortável e satisfeito com o atendimento que está sendo prestado.

Da mesma forma, o atendimento ao cliente deve ser personalizado, ou seja, deve-se tratar o cliente de acordo com seus gostos e necessidades.

Uma boa dica para conseguir isso é tratar o usuário pelo nome e lembrar de datas especiais para as quais você pode oferecer promoções ou ofertas, dessa forma os clientes saberão que são levados em consideração pelo negócio.

Disponibilidade total

Um recurso fundamental em um atendimento ao cliente de nível é a quantidade de disponibilidade que você pode fornecer ao usuário.

Estou falando das horas de atenção que você está concedendo para que eles possam se comunicar com o seu negócio.

Agora, muitas empresas tendem a definir horários de funcionamento limitados, o que pode fazer com que percam clientes.

Isso ocorre porque os clientes modernos, especialmente aqueles que cresceram com o mundo digital, vão querer se comunicar com uma empresa a qualquer momento e isso também se aplica à realização de uma compra.

Por isso, é necessário que você consiga dar total disponibilidade aos seus clientes e para isso você pode se ajudar com ferramentas como os chatbots.

Multicanal

Todos os negócios, especialmente o e-commerce, devem ser capazes de alcançar seus clientes por meio de diferentes redes sociais.

Agora, não deve ser todas as plataformas, mas pelo menos duas que seu público-alvo usa com frequência. Digo não todos, porque seus clientes podem não os usar e você estaria desperdiçando esforços em vão.

Mas é importante que você possa oferecer a ele esse recurso multicanal, pois você está dando a ele uma escolha.

E isso é algo que os usuários apreciam muito, já que você não está colocando limites em onde eles podem se comunicar com sua empresa.

Bom tratamento das informações

Uma característica essencial do atendimento ao cliente é a boa gestão das informações, tanto sobre seus produtos ou serviços quanto sobre sua própria empresa.

Isso ocorre porque os usuários tendem a fazer perguntas ou consultas sobre questões que não estão claras para eles e você, como empresa, deve ter a capacidade de esclarecê-las.

Agora, embora você possa ir buscar informações sobre a consulta que um usuário possa ter feito a você, isso levaria algum tempo em que o cliente poderia perder o interesse.

E isso é algo que não queremos que aconteça, então lidar bem com essas informações daria a agilidade necessária para que o usuário fique satisfeito.

Bom entendimento do cliente

Essa característica do atendimento ao cliente é saber entender o cliente para manter uma boa comunicação.

Em outras palavras, você deve ter a capacidade de entender como os usuários querem ser tratados, nem todo mundo gosta de ser chamado por nomes ou está bem em ser chamado por diminutivos, eles podem querer apenas uma atenção mais direta ou menos informal.

Por isso, é bom que desde o primeiro contato você perceba quais são as preferências e gostos do usuário.

Além disso, você poderá fazer com que o cliente se sinta à vontade e devido a essa atenção ele sempre desejará voltar ao trabalho ou adquirir os produtos da sua empresa. E, como sabemos, eles podem gastar mais para adquirir um serviço desse nível.

Todos os recursos de atendimento mencionados acima são essenciais para que os usuários percebam que a atenção que receberam é excepcional e, mais importante, que queiram trabalhar novamente com o seu negócio.

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